Como um estilo de liderança de tamanho único pode atender às demandas de uma sociedade cada vez mais diversificada? A liderança situacional oferece uma solução mais flexível.
Os livros didáticos de sociologia podem explicar como vários pesquisadores contribuíram nessa área, mas o conceito é relativamente simples. Em vez de ficar com o que você sabe, você adapta seu estilo de liderança a diferentes circunstâncias.
Talvez sua organização esteja em um impasse, ou talvez você só queira aprender a se tornar mais influente e eficaz. Saiba mais sobre os benefícios da liderança situacional abaixo.
Liderança Situacional – Avaliando a Situação
Há muitos fatores a serem levados em conta quando você está trabalhando com um grupo. Isso inclui a natureza de sua equipe e o que você está tentando realizar.
Tenha estas dicas em mente:
- Avalie o engajamento. Disposição e entusiasmo são duas qualidades-chave a serem procuradas. Alguns sinais óbvios de engajamento dos funcionários incluem exceder as expectativas e gastar tempo em atividades de desenvolvimento profissional.
- Meça a capacidade. Claro, a vontade só vai até certo ponto. Sua equipe também deve ser capaz de realizar as tarefas necessárias. Você pode querer administrar testes ou pedir autoavaliações.
- Explore personalidades. Entender personalidades também é importante. Falar sobre valores e estilos de trabalho pode ajudá-lo a descobrir como motivar sua equipe e lidar com conflitos.
- Esclareça as expectativas. Estabeleça algumas regras básicas e trabalhe no desenvolvimento de metas individuais e em grupo. Coloque seus princípios e objetivos por escrito.
- Defina tarefas. Considere a natureza do seu trabalho. É principalmente simples e rotineiro ou envolve raciocínio e variedade mais complexas?
- Cumpra prazos. Mantenha sua linha do tempo em mente. Você precisará tomar decisões por conta própria rapidamente ou há mais espaço para discussão e consulta?
Liderança Situacional – Entendendo Suas Opções
A menos que você seja um monge, você vai precisar de mais de um tipo de roupa em seu armário. Da mesma forma, expandir suas habilidades de liderança irá prepará-lo para uma série de oportunidades que você provavelmente encontrará no local de trabalho de hoje.
Dependendo da situação, várias estratégias podem ser eficazes, tais como:
- Forneça direção. Às vezes, a liderança se resume a dar instruções. Esse pode ser o caso se sua equipe for limitada em termos de disposição ou habilidade.
- Ofereça coaching. Ao mesmo tempo, você pode oferecer mais apoio e menos direção à medida que sua equipe adquire maior experiência e forma relacionamentos mais fortes. Crie uma cultura de feedback construtivo, altos padrões e aprendizado contínuo.
- Delegar responsabilidade. Identifique quais tarefas você precisa fazer sozinho e quais você pode entregar a outra pessoa. Isso pode incluir atividades recorrentes ou aquelas que dão aos funcionários a chance de atualizar suas habilidades.
- Ganhe confiança. Mesmo que seu papel tenha um alto nível de autoridade, é benéfico construir confiança. É mais provável que uma equipe tenha sucesso se se sentir segura e respeitada. Esforce-se para ser consistente e objetivo. Comunique-se abertamente e assume a responsabilidade por suas decisões.
- Dê o exemplo. O que seu comportamento diz sobre seu caráter e habilidades? Sua equipe notará o que você faz, bem como o que você diz. Honre seus compromissos e trabalhe em suas habilidades de escuta.
- Construa relacionamentos pessoais. Conexões significativas e objetivos compartilhados transformam um grupo de indivíduos em uma equipe. Como líder, é importante estabelecer um relacionamento e mostrar apreço. Mantenha-se positivo e acessível.
- Identifique talentos. Quem são as estrelas brilhantes da sua equipe? Crie futuros líderes identificando talentos e nutrindo-os. Preste atenção ao potencial, juntamente com o desempenho atual, para que você esteja preparado para as necessidades e oportunidades emergentes.